segunda-feira, maio 12, 2008

O último dos Maestros


"Em cada jogada de Káká haverà sempre um pouco de ti, caro Rui", dizia o site do Milan em jeito de agradecimento no dia em que este deixou Milanello para voltar ao clube que o projectou para o futebol, o nosso Benfica.

Não podia deixar passar este momento sem dedicar um post fazendo referencia ao adeus aos relvados de Rui Costa. Nunca na vida vi um jogador do Benfica jogar sentido tanto a camisola como Ele. Foi bonito ver as lagrimas nos rostos dos 50 mil adeptos que hoje preencheram as bancadas do Estádio da Luz para o derradeiro adeus ao último dos Maestros. No café em que vi o jogo, a mais de mil km do Estádio, tambem fizemos a nossa pequena homenagem quando cerca de 2 dezenas de pessoas aplaudiram de pé Rui Costa enquanto era substituído ao minuto 88. Nesse mesmo instante a Filipa que estava no estádio telefonou-me para que eu pudesse ouvir em directo tamanho momento. Foi sem dúvida alguma um Gigante por todo o lado onde passou, como o demonstra a carta que Galliani, actual nº1 do Milan, lhe enviou em nome do Milan impregnada de saudade para a sua despedida:

«Caro Rui,

A última partida de um jogador de futebol profissional é carregada de fortes emoções e grandes contrastes. A felicidade de poder jogar diante dos torcedores que te amam, de ter entre eles os teus familiares e amigos, contrapõe-se ao véu natural da tristeza que acompanha a lembrança de uma carreira que está prestes a ser encerrada.

Sabemos que não deixarás o mundo do futebol e que o mundo do futebol ainda poderá contar com uma grandíssima pessoa, um campeão que tivemos a honra de conhecer e com quem convivemos por cinco maravilhosos anos. Aqui, transformaste-te num de nós, um membro da grande família «Rossonera».

Porque tu, caro Rui, és como o Milan, leal e determinado, generoso e perseverante, imprevisível e apaixonado por este desporto maravilhoso. Voltar para Portugal, a tua casa, foi uma escolha de vida, mas nós nunca nos distanciámos de ti e também não estamos distantes nesse momento tão especial.

Porque tu não és apenas um nome e um número escritos na camisola. Para todos nós, tu és, principalmente, o Rui que deixou no Milan, em Milão e em toda a Itália, marcas inesquecíveis.

Caro Rui, é impossível esquecer-te. Por isso, hoje, o nosso pensamento está contigo, protagonista único da tua última actuação em campo, no cenário do futebol.

Um forte abraço,

Adriano Galliani

Vice Presidente Vicario"

Obrigado Rui!

1 Comments:

At 17 maio, 2008, Anonymous Anónimo said...

Faz amanhã uma semana que me dirigi à Luz para dizer adeus ao homem que, a meu ver, melhor define nos dias de hoje o benfiquismo. Basta olhar para o Rui Costa para perceber que o verdadeiro benfiquismo não se explica, não esmorece com o tempo ou a distância, não se vende por dinheiro nenhum.
Domingo passado foi só para puros, esses benfiquistas de sempre, que emocionados se despediram do nosso Maestro. Não havia espaço para benfiquismo de ocasião, ninguém insultou o Nuno Gomes ou outro alvo do costume. A festa foi verdadeiramente comovente, tinha a tua cara. Tive mesmo pena, evidentemente não mais do que tu, que não pudesses presenciar o momento. Sem dúvida uma noite para contar aos nossos filhos.
Beijinho

P.S: hoje saiu na revista do Expresso uma entrevista ao Rui Costa. Eu vou guardar para tu leres. Quem é amiguinha, quem é?

Filipa

 

Enviar um comentário

<< Home