
O tratado de Lisboa foi aprovado pelos 27 na madrugada de quinta-feira e serà assinado em Lisboa dia 13 de Dezembro. Depois da "estratégia de Lisboa", que propulsiona a Europa para uma era do conhecimento e da tecnologia, que os alunos estudam na faculdade, Lisboa vê-se mais uma vez relacionada com um momento histórico no percurso europeu. Desta vez o público será ainda maior e Lisboa serà presença certa nos manuais escolares ao lado de Roma, Maastricht, Amsterdão e Nice. Ainda por cima deu para ver a beleza do Parque da Nações banhado pelo Tejo enquanto os chefes de Esatdo e suas comitivas entravam ora no Pavilhão atlantico ora no Pavilhão de Portugal. Way to Go!

Jà passaram umas semana desde que Dominique Strauss-Kahn foi eleito Managing Director do FMI. "C’est pour moi une joie, un honneur et une responsabilité", afirmou DSK depois de ter sido informado do resultado da votação. Mais recentemente numa entrevista ao jornal Le Monde perguntaram-lhe o que sentia por afastar-se da politica nacional, ele que mais uma vez era apontado como grande candidato à reformulação do PS: "Qu’est-ce que la politique, pour moi ? Défendre les convictions auxquelles on croit et les mettre en application lorsqu’on le peut. Cela fait des années que je dis qu’il est nécessaire et possible de réguler la mondialisation pour en réduire les aspects négatifs. Là, j’ai l’occasion de ne pas seulement le dire, mais de pouvoir le faire, bref, de mettre la main à la pâte. Cette occasion, je l’ai saisie". Agora é hora de mettre la main à la patte!
Uns dias antes de partir para Barcelona estava no Solar com o Henrique e acabei a discutir com um amigo dele que là se encontrava. Este tentava explicar-me que a França era o que ele chamava uma potencia em decandencia e que jà não tinha importancia nenhuma na geopolitica mundial e que o seu sistema educativo jà não era reconhecido internacionalmente. Relativamente à primeira questão apenas notar que actualmente Jean-Claude Trichet dirige o Banco Central Europeu (BCE), Pascal Lamy é o director geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Dominique Strauss-Kahn é o director geral do Fundo Monetario Internacional (FMI) e Jean Lemierre é o Presidente do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD). A isto junta-se o facto de o motor da Europa ser Nicolas Sarkozy, Presidente da Républica francesa. Nada mau para um país sem importância na geopolitica mundial. Relativamente à segunda questão foi publicado à cerca de 3 semanas uma classificação das melhores universidades do mundo tomando por critério o passado académico dos CEO's das 500 maiores empresas(segundo a revista Fortune). Nas 20 primeiras posições encontram-se 5 Universidades francesas. Nada mau para um sistema educativo que jà não é reconhecido internacionalmente. I rest my case.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home