uma pergunta inocente...

Falar do racismo é perigoso. Cada vez mais o penso. Quando tanto se fala em França sobre o racismo, a distinção e a discriminação eis que pela primeira vez desde que me encontro em terras gaulesas sou confrontado a este género de problemas. Ontem quando estava calmamente instalado no sófa do meu modesto estúdio reparo que não sei onde está o meu casaco. Quando cheguei a casa tinha ficado à conversa algum tempo com o porteiro o que me levou a pensar que talvez o tivesse deixado no hall de entrada, pousado em cima do balcão. Como ele lá não se encontrava, e impulsionado pela minha mãe que entretanto por telefone já fora informada da situação, decidi bater porta a porta no prédio perguntando se por acaso não tinham visto o misterioso casaco beige que desaparecera. Até aqui nada de especial, mas não é que quando(depois de já ter batido a umas 6 portas com resposta negativas mas educadas) uma senhora nos seus 40 e tal anos e de origem africana se revolta contra a minha (ingénua) pergunta acusando-me de discriminação. Lá tentei eu explicar que o que lhe perguntara já o fizera a outras 6 pessoas, a maioria delas francesas ou estudantes de origem europeia, mas ela continuou injuriando-me até me bater com a porta na cara perante a minha estupefacção. Sinceramente não sei que conclusões tirar deste episodio nem como reagirei a proxima vez que me cruzar com aquela senhora, mas le que foi estranho e inesperado foi...Por outro penso em tudo o que aquela senhora já deve ter passado para ser levada a reagir daquela forma e de maneira tão impulsiva e mecânica.
Este épisodio faz-me de certa forma lembrar o ambiente que o ano passado enfrentavamos no LFCL com aquele grupo que se tinha formado e que parecia ter por objectivo chatear. Lembra-me o total desrespeito que eles demonstravam pelas regras e pelo respeito dos outros alunos ( o épisodio com o Pinheiro, com o Farice, as constantes vezes que a Pendino tinha que intervir, e por aí fora...). Mas esta senhora não era assim, a sua atitude veio tão de dentro e foi tão sentida que me fez sentir incomodado apesar de na base eu nada ter feito para tal...
Parece-me que esta senhora está a pagar pelos Guerrols(e seu bando) que por aí andam e tem dentro de si uma raiva muito forte que so a sua hístoria pode explicar....Mas eu apenas queria saber se tinha visto o meu casaco!
2 Comments:
Compreendo o que queres dizer, e de facto acho que em França esse assunto é bem mais delicado que em Portugal. Não só com todos os problemas colcocados com a votação de leis mas também com o grande escandalo das eleições em que Le Pen ganhou uma importância inacreditável. São muitos os imigrantes que vão para França, principalmente para o Sul desta, e são cada vez mais os eleitores que querem medidas que dificultem a vinda destes. Com a crise económica e, mais recentemente, política que se tem verificado em França, os imigrantes são cada vez mais vistos como um problema, como um inimigo que vem roubar postos de trabalho e , de tal forma, a tenção tem vindo a aumentar. E há também que ter em conta que a frança suspendeu o tratado de Shengen ( perdoem-me qualquer erro ortográfico) o que demonstra bem uma mudança na política e mentaldade francesa. É certo que estas são medidas tomadas a um nível bastante elevado mas a sua origem começa nestas portas que se fecham rudemente, sem querer ouvir, sem dar nenhum sinal de respeito.
Bem, vou ficar por aqui, espero que esteja tudo a correr bem por aí Pedro, um grande abraço do Vicente.
Pedro Neiva!!!!
resolvi escrever aqui para te deixar bem empolgado pra vc continuar escrevendo no teu blog sempre...
esse teu episodo é um tanto abalador...vc sabe mtas vezes o que acontece é que pessoas que estao acostumadas a sofrer racismo, acabam se tornando por sua vez pessoas racistas, e se acham sempre a mira de todas as acusacoes...enfim, é triste mas é verdade!
Na França ha mto preconceito, racismo, nao te digo o que eu via qdo eu morava em Marseille (porque la ha mtoooss arabes e africanos...)!! é triste, mto triste que isso aconteça!
Bom vou indo pq to na aula!
espero q vc nao tenha tido pb com meu portugues do Brasil!!eheh!
Bjoessss
continue escrevendo!
Gabi
Enviar um comentário
<< Home